quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"Andá" com fé eu vou que a fé não costuma "faía"

Então é por isso que faz todo sentido a afirmação de que “não somos salvos pela fé. Somos salvos pela graça”.
Se fossemos salvos pela fé, aí residiria o mérito: a nossa fé. Somos salvos pela graça, mas precisamos da fé. É fundamental depositar a fé na pessoa certa. A fé deve ser depositada no que é absoluto.
A Fé apresentada em Hebreus 11 não está desconectada de Hebreus 10.
Ter fé, então, é ler Hebreus 11, relacionando a lista de Heróis da fé ao raciocínio do autor que no capítulo 10 apresenta o novo caminho – Jesus – “a nossa fé nele garante a salvação de nossas almas”.
É a fé, justamente ela que nos projeta. Ela é que descortina esperança. Não apenas esperança do que seremos, mas de quem estará conosco. É a estabilidade no meio da tempestade, justamente em função da certeza de que o que é transitório passa e de que não estamos sozinhos.
Nossa fé é muito parecida com a experiência de Pedro andando sobre as águas.
É isso que vamos estudar em Hebreus 11. A galeria dos “heróis da fé” é a relação de pessoas que no percurso da história, se arriscaram a andar com fé em Deus. Que deixaram a fé viver dentro deles e então fizeram acontecer. Não porque eram “super-heróis” da fé, mas porque perceberam que Deus as estava conduzindo. Que Deus acreditava nelas. A fé é acreditar que Deus acredita em você, e, pode utilizar-lo como canal de bênçãos. “E apesar da glória que tens, tu de importas comigo também...”
Já que é pra exercitar a fé, deposite sua fé em algo que valha a pena!
“A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor”
Paul Tillich, teólogo alemão, registrou em seu livro A Dinâmica da fé que, "na fé verdadeira, a preocupação incondicional é o estar tomado pelo que é verdadeiramente incondicional; a fé idólatra, em contraste, eleva coisas passageiras e finitas à categoria de incondicionais. Essa adulteração leva fatalmente à "frustração existencial", que solapa as bases da existência humana. "

2 comentários:

Erick Evaristo disse...

Olá amigo!
Muito legal criar um blog para classe... Se precisar de ajuda estamos aí. Um grande abraço e pode contar comigo... Após o casamento fica melhor...rsrsrs

Adriana Mattoso disse...

Olá Hudson!
Muito legal esta iniciativa do blog da Classe Samuel, que na verdade alcançará todas as classes de cristãos, que buscam na net textos tão bons como este que escreveu. Parabéns! E pode contar comigo para o que precisar também.

Sua aluna,